quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Nero

Este era o Nero, um belíssimo exemplar de pastor alemão e o cão que toda a gente gostaria de ter.

Acho que ninguém lhe conseguia ficar indiferente. Era uma companhia perfeita!

Não falava, mas não tenho qualquer dúvida que nos entendia! Colocava a cabeça de lado e fazia o olhar mais doce que alguém possa imaginar, latia com mais ou menos entusiasmo, consoante o assunto era sério ou falado em tom de brincadeira e dava a patinha como se dissesse: entendo-te perfeitamente, estou contigo!
Era um cão carinhoso que guardava graúdos e miudos. Não me esqueço como ele andava em volta da piscina para não lhe escapar ninguém que estivesse dentro da água! Metia-se imediatamente na frente da minha filha quando ela se aproximava da borda da piscina e gania para avisar. Até saltou lá para dentro ao pensar que a dona se estava a afogar, quando ela resolveu fazer uma piscina debaixo da água. Simplesmente não havia igual. Era um cão que faria mudar de ideias qualquer um que não gostasse ou tivesse medo de cães.
Mas o Nero não era um cão qualquer. Era um cão com muita sorte, pois teve os melhores donos do mundo. Donos que se preocuparam em educá-lo e o estimavam como se fosse um membro da família. Ele era como uma criança bem educada, que nos olhava sem maldade, com doçura e pureza no olhar, tal como as crianças; que adorava que brincassem e falassem com ele, tal como as crianças; que gostava de pousar a cabeça no nosso colo e receber mimo, tal como as crianças. Eu nem o via como um cão. Quando lá ia a casa, o Nero era sempre o priemeiro a chegar para me receber, cheio de alegria e afeição. A afeição de um cão é sempre genuína. Nem consigo imaginar a tristeza dos seus donos, porque o Nero infelizmente faleceu. São meus amigos e pessoas fantásticas. Aliás, só pessoas fantásticas se dedicam assim a um animal. Eu era apenas uma amiga do Nero, mas sem dúvida nenhuma que o meu mundo e o das minhas filhas ficou mais pobre sem este cãozinho. Ele era uma fonte de alegria para todos os que com ele conviviam. Por isso escrevi este texto, queria prestar-lhe esta homenagem porque ele merecia!









14 comentários:

  1. Realmente a lealdade e generosidade dos afectos em certos animais muito têm a ensinar a certos
    homens.


    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. diabinhos, esta história fez-me retroceder vinte anos e encontrar o meu Teddy, também um pastor alemão que entendia, falava com os olhos e nos defendia. Envenenado, esperou por nós para morrer. Às vezes os animais são mais do que muitas pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Os animais têm este dom, de nos cativar, prender e render. O Nero foi com toda a certeza um exemplo para muitos Homens que não sabem o valor da palavra lealdade e amizade. Quero acreditar que, esteja onde estiver, ele está bem e feliz por sentir o reconhecimento de quem o ama.

    **

    ResponderEliminar
  4. Lições de vida que nos dão os animais. Sobre afectos, elegância, companheirismo, protecção, solidariedade.
    Alguns falam com os olhso e os gestos.
    Tomara muitos humanos terem essa atitude e comportamento.
    Que descanse em PAZ.

    JP

    ResponderEliminar
  5. ... e a ssim se foi o Nero. Perdas... perdas...
    Beijo!

    ResponderEliminar
  6. Conheces-me o suficiente para saberes que sou pessoa de poucas palavras. Depois do que li e de ter ficado muito "entalado", pior fiquei. Só consigo agradecer do fundo do coração. Obrigado, bem hajas...

    Um beijo
    Rui

    ResponderEliminar
  7. Rui e Filomena:

    Já sei que adquiriram outro cachorrinho. Tenho a certeza que será mais um felizardo, por vos ter como donos. O único agradecimento que quero é que me deixem partilhar a alegria de conviver com ele e com vocês, como sempre:)

    Beijinhos com muita amizade

    ResponderEliminar
  8. Tens razão diabinhos, há cães melhores que gente!
    Esse devia ser um deles, pelo que descreves.
    Há gente que tem medo a qualquer cão! Não deviam! Deviam era ter medo de algumas pessoas!

    ResponderEliminar
  9. Olá parece que o momento que escolhi para a vir visitar não foi o mais apropriado, raramente se escolhe o momento certo para visitar alguém e logo num dia que e falam sobre lealdade companheirismo, amor e tantos outros adjectivos que poderia estar aqui a tarde inteira para inumeralos, pois os animais têm essa virtude que a muitos escapa, mas que nos fazem muita falta e só quem tem um animal que ama é que pode compreender a falta que nos fazem e muito mais quado partem, mas a vida é assim fica este belo registo como sendo uma belissima homenagem ao soudoso NERO (com letra grande) que partiu e deixou saudade.

    Obrigada também pelas visitas que regularmente me faz, claro fiquei fã deste blog. Um beijinho e

    ResponderEliminar
  10. As cordas de uma viola vibraram
    Beijaram os dedos ao tocador
    Uma nota fugiu ao encontro da saudade
    No refrão a canção tinha a palavra amor

    Nunca ouviste a palavra amor
    Nunca te encontrou a nota de uma violoncelo
    Nunca se rasgou o teu deserto de silêncios
    Nunca um som te fez sentir o quanto é belo

    Bom fim de semana

    Doce beijo

    ResponderEliminar
  11. Existem animais que falam à nossa alma com olhos, carinho, fidelidade. Expressam sua amizade e tatuam em nós um amor que fica para sempre.Parabéns por esta bela homenagem!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Tenho aqui comigo 4 gatos e é impossível falar de um só... imagino o sentimento que te toma devido a essa falta... mas o bom é saber o quão importante ele foi durante toda a vida. Espero que tudo esteja ou fique bem...
    Boa semana

    ResponderEliminar
  13. Já estive aqui lendo esse belo post e pensei que tivesse deixado meu comentário. Há anos que tenho cachorros – meus doces amigos -, mas também já sofri um mundo quando alguns deles se foram; é como perder um pedacinho da gente. Por isso deixo aqui meu abraço a essas pessoas que tanto amam seus bichinhos. Sempre acredito mais em quem gosta de animais...

    Bjs
    Tais luso

    ResponderEliminar
  14. Pelo Nero queria deixar aqui um muito obrigado e agradecer a vossa solidariedade para com os donos dele.

    Beijo grande para todos.
    Diabinhos

    ResponderEliminar