quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vamos Dançar ?




Viver a dois é uma arte, uma dança única.

Por vezes tango, por vezes valsa, outras os ritmos confundem-se e corre-se o risco de sair do compasso.

Dançar bem implica saber ouvir a música que nos cantam ao ouvido, muitas vezes de forma subtil. Implica ouvi-la com a cabeça e com o coração. É necessário ser leve e flexível e deixar que ela nos enquadre com o par.

Há músicas mais bonitas que outras e algumas bem difíceis de dançar a dois...a arte está aí, em acertar ritmos quando não se conhecem os passos certos.

A verdade é que ninguém gosta de dançar com quem não tem ouvido para a música e dança com "pés de chumbo" ou apresenta "dois pés esquerdos"!

Há pares de bailarinos fantásticos que acertam passos por pura intuição.
Estão sempre em sintonia qualquer que seja a música.

Noutros, essa sintonia só se verifica em alguns ritmos, quando a música agrada a ambos. Acontece também um dos elementos do par ensinar o outro a dançar consigo, não lhe exigindo qualidades que ele ainda não possui mas pode desenvolver...

Vale sempre a pena aguentar algumas pisadelas do par, quando há vontade de aprender a dançar e se está na "pista certa".

Mas não faz sentido nenhum dançar como um louco na "pista errada", porque por mais que se tente, nunca se dança a mesma música, nem há músicas favoritas e corre-se o risco de perder o próprio ritmo.

Não é fácil acertar nem com o parceiro, nem com a pista e com a música certas, mas é reconfortante acreditar que um dia alguém vai chegar e perguntar "queres dançar um tango comigo?" e a dança sai fluida, sem atropelos, nem tropeções, e se vai dançar sem parar na direcção certa .

2 comentários: